sexta-feira, 23 de maio de 2008

Educação em Valores


Em meio aos conflitos no ambiente escolar e na sociedade, pensando no papel da educação na formação de uma cidadania, é relevante promover uma educação voltada para os valores proporcionando uma reflexão ampla, entendendo o homem como um ser cognitivo-racional, afetivo-emocional e volitivo-condutor, capaz de pensar, sentir e atuar, entende-se que os valores não são alheios nem à teoria da educação nem à prática educativa, é essencial na formação do homem mais responsável e comprometido com a sociedade e o seu desenvolvimento.


A própria legislação educacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais, recomendam a abordagem de temas transversais relevantes ao processo educativo, partindo desse contexto, repletos de valores éticos e morais.


É necessário que o professor em sala de aula não selimite só a ensinar valores, mas a praticá-los e se tornar um educador em valores. Sabe-se que para ensinar valoreso professor deve preparar suas aulas ou atividades curriculares, planejar, organizar, redirecionar e avaliar os temas transversais, porque os valores são assuntos que atravessam as diferentes áreas curriculares decorrentes de ocasiões que surgem ao acasso, e para que a prática de valores seja uma realidade, o educador terá que se organizar didaticamente, para a instrução de valores, dentro e fora da sala de aula. ao abordar opiniões está se favorecendo o pensar, osentir e o fazer sobre temas transversais, extraídos do cotidiano da aula.

Um comentário:

Unknown disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,

www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica



MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28



ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.

http://opirata2.blogspot.com.br/2012/05/livro-algumas-mulheres-da-historia-da.html

http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html



CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,

www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

JOAQUIM GOMES DE SOUZA, "O SOUZINHA" (1829-1864) E MARÍLIA CHAVES PEIXOTO (1921 - 1961): OS PAIS DA MEDALHA FIELDS BRASILEIRA (não publicado, disponível por e-mail)



PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense



SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,

http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html



PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail)



DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PATRIMÔNIO CULTURAL EM MATEMÁTICA (não publicado, disponível por e-mail)



NOTAS DE CÁLCULO I, SEGUNDO PRECEITOS DA FILOSOFIA ZENONISTA,

www.sobralmatematica.org/editora/notas_calculo_JBNascimento.pdf



GOLPE DE 64 & UNIVERSIDADE PÚBLICA & MATEMÁTICA,

http://livrandante.blogspot.com.br/2014/04/joao-batista-do-nascimento-educacao.html